Destaque da semana | ‘A loucura entre nós’ de Marcelo Veras

 

Compre aqui

“Nas últimas décadas, em face de um mundo conectado em excesso e de uma Saúde Mental reconfigurada por um infindo avaliar, quantificar e medicar, sob o qual se excluem os movimentos subjetivos, os sujeitos se têm recorrentemente atormentado em busca de sua “normalidade”. A eles, dos quais diversos se encontram psiquiatricamente hospitalizados, serve este livro como uma rica contribuição do que a psicanálise, sobretudo após Jacques Lacan, pode fazer para lhes aliviar o sofrimento e favorecer sua inserção no mundo.

Motivado pela experiência de sete anos de Marcelo Veras na direção do secular Hospital Juliano Moreira, em Salvador, A loucura entre nós se forja tanto de sua própria experiência de análise, sua clínica e pesquisa teórica quanto de restos recolhidos entre a regulação burocrática e a urgência subjetiva. Escrito numa linguagem cuja feição cotidiana, no sentido freudiano do termo, empresta dignidade às paixões envolvidas em seu tema, realiza, primeiro, um breve comentário afetivo da Reforma psiquiátrica no Brasil e um cuidadoso estudo da teoria lacaniana das psicoses, em que destaca, sobretudo, suas continuidades e insistências. Em seguida, apresenta casos de pacientes seus acompanhados durante muitos anos, dos quais dois, com longo histórico de internações psiquiátricas, puderam inventar novas formas de lidar com sua condição e transitar livremente pela cidade, sem que fosse preciso retornar a um hospital.

Apesar da porta de entrada do livro, em que somos advertidos de que viver é etcétera…, concluímos sua leitura com a chance de sermos tocados por isto a que uma psicanálise pode levar: um antes e um depois.”

Adquira seu exemplar aqui

_____________________________________________

Marcelo Veras é psicanalista, membro da Escola Brasileira de Psicanálise (EBP) e da Associação Mundial de Psicanálise (AMP) e colunista do blog da Subversos

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: